O mapa da covid divulgado no sábdado (19/3) aponta 15 regiões classificadas no nível de risco moderado (cor azul) ao coronavírus: Alto Uruguai Catarinense, Alto Vale do Itajaí, Alto Vale do Rio do Peixe, Carbonífera, Extremo Oeste, Extremo Sul Catarinense, Foz do Rio Itajaí, Grande Florianópolis, Laguna, Médio Vale do Itajaí, Meio Oeste, Oeste, Planalto Norte, Serra Catarinense e Xanxerê. Aapenas duas regiões estão no nível de risco alto (cor amarela): Nordeste e Vale do Itapocu.
Em um comparativo com o relatório divulgado na semana anterior, oito regiões permaneceram estáveis no nível azul, houve melhora nos indicadores de sete regiões que estavam classificadas no nível Alto (amarelo) e passaram a ser classificadas no nível Moderado e houve piora nos indicadores da região do Vale do Itapocu, que estava classificada no nível azul.
Com o avanço da variante Ômicron do vírus Sars-Cov-2, cuja transmissão comunitária foi estabelecida em Santa Catarina na segunda quinzena de dezembro de 2021, o número de casos ativos passou de 4.508 em 31 de dezembro para 80.251 em 29 de janeiro, representando um aumento de 1.680% em um único mês. A partir de então, o número de casos ativos vem reduzindo de forma sustentada por 7 semanas consecutivas, chegando a 6.311 em 18 de março de 2022, representando uma redução de 92% em relação ao pico de casos ativos registrados no recorde de janeiro.
Vacinação
Atualmente, a cobertura vacinal da dose de reforço é de apenas 38,5% para a população a partir dos 18 anos. Se forem considerados apenas os idosos, com 60 anos ou mais de idade, que possuem maior vulnerabilidade, a cobertura ainda é baixa, de apenas 73,5%. Já em relação às crianças e adolescentes, já foram aplicadas 253.818 doses em crianças de 5 a 11 anos, sendo 231.741 primeiras doses (cobertura de 36,0%).