O antigo terminal do aeroporto de Florianópolis, no bairro Carianos, poderá ganhar uma nova função. O prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, anunciou nesta segunda-feira (9/1) negocia com a concessionária Floripa Airport a utilização do prédio para instalação do Hospital Dia de Florianópolis, primeira estrutura hospitalar municipal.
Após a mudança do aeroporto para o novo terminal, o local ficou sem função. Recentemente o local tinha sido utilizado para drive-thru de vacina.
O objetivo da prefeitura é reduzir a fila de cirurgias eletivas na cidade. Conforme o poder municipal, o hospital poderá oferecer cirurgias e procedimentos de pequena e média complexidade. O espaço de atendimento possuirá estrutura de centro cirúrgico e leitos de curta permanência.
Segundo Topázio, levantamento da Vigilância Municipal aponta que as principais causas de óbito em Florianópolis são cânceres, principalmente de intestino, o que pode ser reduzido com exames e procedimentos: “Ampliar a capacidade de oferta de exames, tais como endoscopias e colonoscopias, é fundamental. Além dessa meta, a oferta de procedimentos cirúrgicos de baixa complexidade também é um gargalo do SUS. Com a implantação do Hospital Dia de Florianópolis, muitos desses procedimentos poderão ser atendidos sem a necessidade de aguardar em longas filas do hospital”.
A secretária de Saúde, Cristina Pires Pauluci, explica que o hospital dia é um tipo de unidade em que os pacientes ficam por pouco tempo: “Em serviços de hospital dia os pacientes costumam ingressar e ter tempo de permanência máximo de 12h, quando recebem alta. Todos os pacientes serão encaminhados pelas unidades da Atenção Primária em saúde e avaliados pelo sistema municipal de regulação”.
A prefeitura planeja que esse hospital ofereça cirurgias gerais, pediátricas, plástica não estética, cirurgia vascular, cirurgia ginecológica, otorrinolaringologia e urologia, além de exames e procedimentos odontológicos que precisem de sedação e centro de diagnóstico por imagem.