Análise dos primeiros dias do Contorno Viário da Grande Florianópolis

    O Contorno Viário de Florianópolis é formado por 50 km de pista dupla e seis acessos, quatro túneis duplos, 21 passagens em desnível e sete pontes. Foto: Arteris/Divulgação

    Em apenas treze dias de operação, o Contorno Viário de Florianópolis já demonstra impactos positivos no trânsito da região. A concessionária Arteris Litoral Sul reportou uma redução de 13% no número de acidentes no tronco principal da BR-101, comparando com o período anterior à inauguração.

    O levantamento, realizado pelo Centro de Controle Operacional da Arteris, abrangeu o período de 10 a 22 de agosto e incluiu dados das praças de pedágio de Porto Belo e Palhoça, além dos controladores de tráfego nos kms 190,800 Sul e 191,480 Norte. As câmeras de monitoramento já indicam uma melhora visível no fluxo de veículos na BR-101/SC, com parte do tráfego sendo redirecionada para o novo contorno.

    Cesar Sass, diretor-superintendente da Arteris Litoral Sul, destacou a instalação futura de dispositivos adicionais para medir o tráfego com maior precisão e confirmar os benefícios do contorno para a população catarinense.

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    Durante o período analisado, aproximadamente 55.178 veículos utilizaram o contorno no sentido Sul, representando 14,5% do tráfego total no pedágio de Porto Belo, enquanto 50.746 veículos passaram no sentido Norte, correspondendo a 13,4% do pedágio de Palhoça. Isso resulta em uma média diária de 8.148 veículos utilizando o contorno em ambos os sentidos.

    A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) está acompanhando os progressos e expressou satisfação com os resultados iniciais. Rafael Vitale, diretor-geral da ANTT, afirmou que o contorno já está cumprindo seu papel de aliviar o trânsito e melhorar a segurança, com expectativas de melhorias contínuas à medida que os motoristas se adaptam ao novo trajeto.

    Apesar dos benefícios, muitos veículos ainda preferem a BR-101/SC para longas distâncias, com cerca de 18 mil veículos no sentido Norte e 17.700 no sentido Sul não acessando o novo trecho. Fatores como a falta de atualização nos sistemas de rastreamento de veículos de carga podem contribuir para essa escolha.

    O Contorno Viário de Florianópolis, com 50 km de pista dupla, seis acessos, quatro túneis duplos, 21 passagens em desnível e sete pontes, representa um investimento de R$3,9 bilhões. Operado pela Arteris Litoral Sul, o contorno desvia o tráfego de longa distância da região metropolitana de Florianópolis, prometendo reduzir o tempo de viagem em até 50%. A expectativa é que 18 mil caminhões por dia passem a utilizar o novo trajeto entre Biguaçu e Palhoça, aliviando ainda mais a BR-101/SC.

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