Equipes do Governo do Estado seguem mobilizadas no trabalho de monitoramento da situação das chuvas e assistência à população afetada pelos altos volumes que atingem, especialmente, a região Nordeste de Santa Catarina. De acordo com a Defesa Civil de Santa Catarina (DCSC), a chuva continuará persistente e volumosa durante a noite desta terça-feira, 29, até a tarde da quarta-feira, 30. A recomendação é de atenção aos alertas emitidos pelos órgãos oficiais do Estado diante do risco de alagamentos e deslizamentos.
“Há um quadro de impacto que ainda não se encerrou e que nos mantém atentos dado ao grande volume de chuvas que chega a Santa Catarina. Estamos atuando com duas frentes efetivas, no trabalho de resposta junto a outros órgãos e de maneira regional assessorando os municípios no encaminhamento de decretos de emergência e de itens de assistência humanitária, quando necessário”, aponta o diretor de gestão de desastres da Defesa Civil, coronel Cesar Nunes.
Em Florianópolis a prefeitura fez uma reunião de trabalho nesta terça-feira para atualizar as condições climáticas previstas para a região da capital nas próximas horas. As equipes da Defesa Civil do Município visitaram as áreas mais vulneráveis para orientar as famílias que vivem em morros ou encostas. Já choveu nas últimas 96 horas mais de 165 milímetros em Florianópolis e a previsão indica mais chuva.
Nesta terça-feira, 29, a DCSC atualizou para o nível de “aviso especial”, em decorrência das chuvas persistentes e volumosas que devem atingir várias regiões no decorrer desta semana.
O meteorologista chefe da DC, Murilo Fretta, reforça o risco muito alto para deslizamentos, enxurradas e alagamentos para as regiões do Alto Vale, Médio Vale do Itajaí e Litoral Norte. A partir desta terça-feira, 29, um sistema de baixa pressão que traz umidade do oceano para o continente deve se intensificar e aumentar as condições de risco em todo o litoral catarinense.
“Até a quarta-feira, 30, as principais regiões sujeitas à ocorrência de chuva volumosa e persistente, movimento de massa e alagamentos são a Grande Florianópolis, Litoral e Planalto Sul e Planalto Norte, baixo e médio Vale do Rio do Itajaí”, afirma. “São esperados acumulados superiores a 200mm no período”.
+ Imagens aéreas mostram desmoronamento na BR-376, que liga PR e SC
De acordo com a Defesa Civil, nesta terça, 29, são cerca de 200 desabrigados ou desalojados devido às fortes chuvas. Os municípios mais atingidos são da região Nordeste. “Toda a demanda por itens de assistência humanitária está sendo atendida, bem como o apoio aos municípios que estão encaminhando os decretos de emergência para que sejam homologados”, assinala o diretor de gestão de desastres da Defesa Civil, coronel Cesar Nunes.