Após nove anos de espera, a ala de psquiatria do Hospital Infantil Joana de Gusmão, em Florianópolis, foi reaberta, nesta quinta-feira (17/8). A área foi completamente renovada para proporcionar tratamento aos pacientes infantis que necessitam de cuidados psiquiátricos. A cerimônia de reabertura teve a presença do governador, Jorginho Mello, e da secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto.
Um investimento de R$ 2,1 milhões foi destinado para a reforma, resultando em uma nova área de 589 metros quadrados, contendo nove leitos de internação, com todos os padrões técnicos de segurança para os pacientes.
O governador reforçou o compromisso do governo em melhorar a saúde da população catarinense. “O Hospital Infantil é o único na região que trata emergências psiquiátricas, então era essencial cuidar do espaço físico para acolher essas crianças”.
O Hospital Infantil Joana de Gusmão é conhecido como referência em pediatria em Santa Catarina. A reforma da ala de psiquiatria visa não apenas proporcionar tratamento de qualidade, mas também criar um ambiente acolhedor para os pacientes.
Cada quarto possui um banheiro individual, para mais conforto e privacidade. A equipe multidisciplinar de profissionais da saúde fornecerá atendimento abrangente e integrado. O espaço também inclui um posto de enfermagem, salas de reuniões, administração, exames e curativos, depósitos e refeitório, entre outros.
Antes da reforma, o hospital tinha cinco leitos de psiquiatria, agora integrados na nova ala. Apenas em 2022, o HIJG atendeu 355 pacientes em 791 consultas ambulatoriais, com ocupação de leitos a 92,85%.