O mês de agosto é conhecido como agosto dourado, o mês de incentivo ao aleitamento materno, tem essa cor por causa do padrão ouro de qualidade do leite materno.
Dados do ministério da saúde mostram que, no Brasil, 67,7% das crianças mamam na primeira hora de vida e a duração média do aleitamento exclusivo é de 54 dias. Aproximadamente 41% das crianças menores de seis meses tiveram alimentação exclusivamente por leite materno no país.
A prática do aleitamento materno deve ser incentivada sempre que possível desde a primeira hora de vida do bebê após o nascimento com o contato pele a pele com a mãe, a chamada “golden hour” é essencial para que se obtenha sucesso posterior na amamentação.
Entre as principais dificuldades para a amamentação exclusiva, atualmente, estão o posicionamento incorreto, insegurança quanto à quantidade de leite produzido, introdução de chupetas e mamadeiras, falta de apoio da família e retorno ao trabalho. Por este motivo, a campanha é um importante instrumento para sensibilizar a sociedade quanto aos benefícios do leite materno no desenvolvimento saudável da criança.
Benefícios da amamentação
Para o bebê:
– O leite materno é o alimento mais completo e equilibrado, pois atende a todas as necessidades de nutrientes, vitaminas e minerais da criança até os 6 meses de idade;
– Fortalece o vínculo materno;
– Melhora a digestão e minimiza as cólicas;
– Estimula e fortalece a arcada dentária;
– Previne contra infecções respiratórias e gastrointestinais;
– Previne doenças como obesidade, diabetes, hipertensão;
Para a mãe:
– Diminui o sangramento no pós-parto;
– Acelera a perda de peso;
– Reduz a incidência de câncer de mama, ovário e endométrio;
– Evita a osteoporose.
– Diante tantos benefícios o leite materno vai ser sempre o melhor alimento para o seu filho, pois amamentar é ato de amor e cuidado!
Nutricionista Ariana Pontes
CRN10 7497
Instagram: @arianapontes.nutri