Aeronave desaparece após decolagem do Aeroclube de São José

Avião da FAV faz varredura em busca de aeronave desaparecida em SC
Avião da FAV faz varredura em busca de aeronave desaparecida em SC - Foto: Flightradar/Reprodução/CSC

Uma pequena aeronave que decolou do Aeroclube de São José, na região metropolitana de Florianópolis, está desaparecida desde a manhã de quarta-feira (3). O piloto identificado como Mauro Ribeiro estava em rota para Videira, localizada no Meio-Oeste catarinense.

A aeronave desaparecida possui a matrícula PUVRB. Autoridades estão conduzindo uma operação de busca e resgate com varredura na área na Grande Florianópolis entre a Serra do Tabuleiro e o interior de Antônio Carlos e Tijucas. A Força Aérea Brasileira está liderando as buscas com uma aeronave especializada, com o objetivo de localizar o avião desaparecido.

O Aeroclube de São José confirmou o desaparecimento da aeronave, sendo que um familiar de Ribeiro foi quem alertou sobre a ausência de comunicação. Até o momento, não há confirmação sobre a presença de outros passageiros a bordo.

Publicidade

O piloto, conhecido como Mauro Ribeiro, é proprietário de propriedades rurais na região de Videira.

O avião desaparecido é um ultraleve modelo P92 ECO 2000 RG, matrícula PU-VRB, produzido pela TECNAN. Mauro Ribeiro decolou sozinho por volta das 11h e não chegou ao seu destino.

O avião da Força Aérea Brasileira, identificado como SAR6552, sobrevoou a região da Grande Florianópolis e posteriormente se deslocou para o interior de Santa Catarina por volta das 11h30, conforme informações do site Flightradar24.

A Força Aérea Brasileira emitiu um comunicado oficial confirmando ter sido notificada sobre o desaparecimento da aeronave e informou que as operações de busca foram iniciadas na região. As ações estão sendo coordenadas pelo Salvaero Curitiba desde a manhã de quinta-feira (04).

Siga o Correio SC no Whatsapp

Nota divulgada pela FAB

“A Força Aérea Brasileira (FAB) informa que foi notificada sobre o desaparecimento da aeronave de matrícula PU-VRB, que está desaparecida desde a tarde de quarta-feira (03/04), após decolar do Aeroclube de Santa Catarina, em São José, com destino ao aeródromo de Videira, ambos em Santa Catarina.

A aeronave SC-105 Amazonas, do Segundo Esquadrão do Décimo Grupo de Aviação (2º/10º GAV), foi acionada pelo Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) e iniciou as buscas na região, coordenadas pelo SALVAERO Curitiba, na madrugada desta quinta-feira (04/04)”.

Publicidade
COMPARTILHAR