A Aegea Saneamento, uma das maiores empresas do setor no Brasil, venceu a Concorrência Pública nº 96/2024 para a concessão dos serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário em Palhoça. A operação será realizada pelo Consórcio Aegea, formado pela própria Aegea e a Saneamento Consultoria S.A., empresa na qual a Aegea detém 75% de participação no capital votante.
Com um contrato de 30 anos e investimentos previstos de R$ 1,5 bilhão, a concessão beneficiará mais de 220 mil moradores de Palhoça. As metas incluem a universalização do abastecimento de água e do esgotamento sanitário, alinhadas com o novo marco regulatório do setor. A expectativa é aumentar a cobertura de água de 93% para 100% e a de esgoto de 10% para 90% nos primeiros 10 anos de operação.
Segundo o CEO da Aegea, Radamés Casseb, a concessão é essencial para a melhoria da qualidade de vida da população local. “Aumentar os índices de coleta e tratamento de esgoto é fundamental para o desenvolvimento sustentável e a criação de um ambiente saudável para os moradores”, afirmou. Casseb destacou ainda a sinergia com as outras quatro unidades da empresa em Santa Catarina, nos municípios de Bombinhas, Penha, Camboriú e São Francisco do Sul, que, somadas a Palhoça, atenderão mais de 400 mil pessoas no estado.
A sessão pública foi realizada nesta quarta-feira (14).