A vacinação dos adolescentes – entre 12 e 17 anos – contra a Covid-19 começa em 1º de setembro em Santa Catarina, logo após finalizada a aplicação da primeira dose na população adulta, com 18 anos ou mais
A imunização dessa faixa etária foi autorizada pelo Ministério da Saúde (MS) e será realizada apenas com a vacina Pfizer, única aprovada pela Anvisa, até o momento, para essa população.
A estratégia de imunização dos adolescentes em SC será destinar 10% das doses recebidas para vacinar os adolescentes com comorbidades, deficiência permanente grave, gestantes, puérperas e lactantes; e os outros 90% das doses para a aplicação nos demais adolescentes, por faixa etária, de forma etária decrescente.
Os critérios para a vacinação deste público foram definidos e pactuados entre estado e municípios na reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) realizada nesta terça-feira (24/8). A estimativa populacional dos adolescentes de 12 a 17 anos, em Santa Catarina, é de 549.894 pessoas. Conforme dados do governo, cerca de 78,2 mil pessoas de 10 a 19 anos foram infectadas pelo coronavírus, das quais 35 foram a óbito.
Terceira dose
A aplicação de uma dose de reforço para idosos e pessoas com imunossupressão, com esquema vacinal há mais de 6 meses, foi pactuada na reunião. As doses para essa ação serão disponibilizadas a partir de setembro, concomitante a vacinação dos adolescentes no Estado.
Com informações da Dive