Nesta sexta-feira (8/3), um indivíduo que mora em Penha, no litoral Norte de SC, foi alvo de uma operação policial para acabar com grupo de “Cyberbullying” – um grupo virtual que promovia aberrações na internet, forçando crianças e adolescentes à automutilação e ao suicídio. O garoto, um adolescente, foi identificado como um dos integrantes que conseguia assediar outros jovens a praticarem violência contra si mesmo diante de uma audiência online em redes sociais.
O caso foi descoberto pela Polícia Civil do Espírito Santo, que montou uma operação com a corporação catarinense e o Ministério da Justiça, através do Laboratório de Inteligência Cibernética, para identificar e localizar os assediadores. Segundo a Polícia Civil de SC, algumas vítimas eram coagidas a realizar os atos humilhantes.
Um mandado de apreensão de adolescente foi cumprido então em Penha, para interná-lo provisoriamente, longe da internet. O Cyberbullying foi alçado à categoria de crime no Código Penal, por meio da Lei Nº 14.811, promulgada em janeiro de 2024. Essa medida legislativa reconhece a gravidade das condutas relativas à violência psicológica e estabelece penalidades severas aos infratores.