Um adolescente de 14 anos que tomava banho no lago da pedreira no morro entre os bairros Bosque das Mansões e Bela Vista, em São José, desapareceu após um mergulho, na tarde dessa segunda-feira (17/1).
Os Bombeiros Militares foram acionados às 16h11 com a informação de que o jovem tomava banho no local com mais duas adolescentes quando desapareceu. A suspeita é que durante o mergulho ele tenha ficado preso entre as pedras.
Foram enviadas equipes em um caminhão, ambulância e o helicóptero Arcanjo para o socorro. Por terra, as equipes se deslocaram até o final da Rua Antônio Schroeder para conseguir acessar uma das trilhas que leva ao lago. Até às 18h15 as equipes de resgate não conseguiram localizar o jovem e não há confirmação se houve a morte.
+ Homem morre afogado na Praia do Sonho, em Palhoça
+ Embarcação vira e duas pessoas morrem afogadas, em Laguna
Segundo o Corpo de Bombeiros Militar (CBM), informações coletadas com populares que presenciaram a situação, o garoto submergiu, no meio do lago, cerca de 15 minutos antes da equipe do helicópter Arcanjo. Como a água é muito turva para a visualização do fundo, foram acionadas equipes de mergulho do Grupamento de Busca e Salvamento do Corpo de Bombeiros. As buscas, porém, até o final da tarde não surtiram efeito. Os bombeiros também não sabem qual é ao certo a profundidade do lago, com uma estimativa de até 40 metros. Nesta terça (18) pela manhã a busca será retomada.
O lago da pedreira é um local que atrai diversas pessoas da região para o banho de água doce, mas não possui sinalização ou controle sobre os acessos. Diversos jovens da comunidade do Pedregal, próxima ao lago, costumam frequentar o ponto, especialmente para banho em dias de calor como o dessa segunda.