A Prefeitura de São José realizou nesta quarta-feira (20/10) uma operação de limpeza urbana e o atendimento de pessoas em situação de rua nos bairros Campinas e Kobrasol. A iniciativa, promovida pelas secretarias de Segurança, Infraestrutura e Urbanismo e Serviços Públicos (SUSP), visa garantir a ordem e organização dos bairros da cidade.
Segundo a prefeitura, haverá o mesmo tipo de ação nos próximos 30 dias, em horários alternados entre manhã e tarde, assim como a fiscalização de cones e correntes em estabelecimentos, notificando-os caso necessário.
Umas das intenções dos fiscais da Susp, que têm percorrido a cidade, é a inspeção das posturas municipais, como terrenos sujos, obstrução de passeio e anúncios em postes. “Essas ações têm como objetivo mostrar aos cidadãos que aqui vivem, ou por aqui passam, de que a cidade está em ordem”, afirma o secretário adjunto, Michael Rosanelli.
Em conjunto, a Guarda Municipal de São José faz a abordagem às pessoas em situação de rua e também a fiscalização dos carrinhos utilizados por trabalhadores informais na coleta de resíduos sólidos recicláveis. A medida tem como amparo a Lei 6.039 de 2021.
Fiscalização em terrenos baldios
Entre as demandas que a Susp tem atendido em São José, está a intimação de proprietários de terrenos baldios que precisam fazer a limpeza e zelo com as áreas.
A equipe da secretaria acompanhou a limpeza de alguns terrenos na Avenida Josué Di Bernardi, em Campinas, e no bairro de Areias. A falta de limpeza dos lotes – e também porque há muita gente que joga lixo em qualquer lugar – resulta em bairros malcuidados e em reclamações dos moradores mais conscientes com a conservação da cidade. Após intimações e contatos, os proprietários realizaram a limpeza dos espaços.
Para denúncias de áreas abandonadas ou com necessidade de limpeza é possível registrar a demanda na ouvidoria municipal pelo telefone 0800 644 9040.