Casan avalia que obras evitaram desabastecimento no fim de ano na Grande Florianópolis

    Com a infraestrutura de abastecimento reforçada pelo Planejamento Hídrico do Governo do Estado, a Casan faz um balanço positivo do período entre o Natal e réveillon, historicamente um dos momentos de maior consumo no litoral catarinense.

    Um exemplo de experiência bem-sucedida ocorreu em Florianópolis, onde entre o Natal e Ano Novo houve elevação de 100% no consumo no sistema costa norte (que atende praias como Ingleses e Canasvieiras) e na costa sul-leste (que entrega água desde o Pântano do Sul até a Barra da Lagoa).

    Na avaliação da companhia, a segurança é resultado de obras estruturais, como o novo sistema de captação no Rio Cubatão, que dobrou a capacidade de enviar água para a Grande Florianópolis, perfuração de sete novos poços na ilha, bomba na estação de tratamento de água dos Ingleses e de um novo equipamento na Lagoa do Peri.

    Publicidade

    Toda essa estrutura agora é também associada a ampliações de rede de distribuição de água e o reforço dos novos reservatórios do Monte Cristo e de Forquilhinha, em São José, que juntos garantem uma capacidade de armazenamento de 13 milhões de litros de água tratada para a região.

    “As obras estruturais que foram implantadas nos últimos anos e a interligação entre os três sistemas que atendem Florianópolis (Sistema Integrado, Costa Norte e Costa Sul-Leste), um dos destinos mais procurados em Santa Catarina no verão, nos trazem confiança operacional para mais uma temporada”, informa a presidente da Casan, Roberta Maas dos Anjos.

    Publicidade
    COMPARTILHAR