Equipes da Prefeitura de Florianópolis foram aos altos do bairro Pantanal na manhã desta quinta-feira (7/11) fazer a demolição de seis construções irregulares. As edificações, a maioria de madeira, eram construídas em área de preservação permanente (APP), dentro da unidade de conservação do Parque Natural do Maciço da Costeira.
No local também foram demolidos piquetes e estacas que já estavam sendo usados para demarcações de lotes que poderiam ser utilizados futuramente para dar início a novas construções clandestinas. Além de construir irregularmente, as estruturas já estavam sendo planejada com as saídas de canos e tubulações de esgoto voltadas para o meio ambiente, em córregos e nascentes dentro do Parque Natural. Os responsáveis pela obra não estavam no local e não foram identificados.
Também nesta quinta as equipes atuaram na demolição de uma obra irregular na Costeira do Pirajubaé. Uma casa era levantada em um aterro sobre o mangue, em APP. A estrutura de madeira já estava avançada, com porta e janelas instaladas. Por não ter projeto arquitetônico adequado, a estrutura apresentava inclusive uma pequena curvatura, possivelmente efeito da força do vento. As duas ações ocorreram com o apoio da Polícia Militar de Santa Catarina.
A prefeitura de Florianópolis tem tentado conter as invasões e construções irregulares na ilha, com embargos à obras e demolições. Recentemente o Ministério Público de Santa Catarina afirmou que há um “descontrole no desenvolvimento urbano” da capital.
A Fundação Municipal do Meio Ambiente (Floram) e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Planejamento e Desenvolvimento Urbano (Smdu) querem o apoio da população para denunciar casos de ocupações em áreas irregulares e crimes ambientais. Os telefones para denúncias são (48) 3251-4902 ou 3251-6535.