Seis construções são demolidas pela prefeitura no bairro Pantanal

casa de tijolos precária no alto de um morro com mata em volta
Edificações estavam no alto do Pantanal, dentro de área de preservação permanente - PMF/Divulgação

Equipes da Prefeitura de Florianópolis foram aos altos do bairro Pantanal na manhã desta quinta-feira (7/11) fazer a demolição de seis construções irregulares. As edificações, a maioria de madeira, eram construídas em área de preservação permanente (APP), dentro da unidade de conservação do Parque Natural do Maciço da Costeira.

No local também foram demolidos piquetes e estacas que já estavam sendo usados para demarcações de lotes que poderiam ser utilizados futuramente para dar início a novas construções clandestinas. Além de construir irregularmente, as estruturas já estavam sendo planejada com as saídas de canos e tubulações de esgoto voltadas para o meio ambiente, em córregos e nascentes dentro do Parque Natural. Os responsáveis pela obra não estavam no local e não foram identificados.

Também nesta quinta as equipes atuaram na demolição de uma obra irregular na Costeira do Pirajubaé. Uma casa era levantada em um aterro sobre o mangue, em APP. A estrutura de madeira já estava avançada, com porta e janelas instaladas. Por não ter projeto arquitetônico adequado, a estrutura apresentava inclusive uma pequena curvatura, possivelmente efeito da força do vento. As duas ações ocorreram com o apoio da Polícia Militar de Santa Catarina.

Publicidade

A prefeitura de Florianópolis tem tentado conter as invasões e construções irregulares na ilha, com embargos à obras e demolições. Recentemente o Ministério Público de Santa Catarina afirmou que há um “descontrole no desenvolvimento urbano” da capital.

A Fundação Municipal do Meio Ambiente (Floram) e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Planejamento e Desenvolvimento Urbano (Smdu) querem o apoio da população para denunciar casos de ocupações em áreas irregulares e crimes ambientais. Os telefones para denúncias são (48) 3251-4902 ou 3251-6535.

Publicidade