Foi com muita disputa e alegria que pilotos e navegadores fizeram o encerramento do Campeonato Catarinense de Rally de Regularidade, que neste ano ficou sob a organização da Trecho 1 e do diretor de prova, Alexandre Rech.
Depois de montar acampamento em São Bento do Sul (março), Joinville (junho), Brusque (junho), Nova Veneza (setembro), em 2 de novembro foi a vez da cidade de São José receber a competição.
A etapa final teve 184 quilômetros e cinco horas de disputa, no mais alto nível da adrenalina. O trajeto passou pelo interior de São José, Santo Amaro da Imperatriz, Águas Mornas, Rancho Queimado e São Pedro de Alcântara. No grid, 52 duplas divididas nas categorias Máster, Graduado, Turismo, Turismo Light, Pais e Filhos e Universitário 4×2 e Quadriciclos, além de mais 12 veículos formando o comboio da Passeio 4×4.
Choveu bastante durante a largada, o que aumentou o nível de dificuldade do percurso e acirrou ainda mais a disputa pelo pódio da competição. O roteiro adentrou uma fazenda de plantação de pinus e passou por diversas estradas vicinais, subiu serras e atingiu mil metros de altitude. As médias de velocidade estavam justas e, em um trajeto com muitas curvas e piso liso, os navegadores tiveram de ajustar a todo o momento o hodômetro.
Gustavo Schmidt bicampeão
O piloto josefense Gustavo Schmidt sagrou-se bicampeão catarinense. Inspirado, ele venceu praticamente todas as competições que participou e no Catarinense não foi diferente: ganhou quatro das cinco etapas.
“Foi uma temporada incrível para nós. E essa etapa final foi uma mescla de estradões com médias de velocidade justas em uma fazenda sensacional. O chão estava liso e com lama, e foi bem ‘pegado’. Andamos forte mesmo nos setores mais escorregadios. O Tiago foi extremamente competente nos acertos das metragens. Foi show”, contou Schmidt, que compete ao lado do navegador Tiago Poisl, de Santo Antonio da Patrulha (RS).
Pela categoria Pais e Filhos, Ricardo Hoffmann e Guilherme dos Santos Hoffmann foram os vice-campeões, com 107 pontos. Na quinta posição, ficaram Oscar José Schmidt e Oscar Schmidt Bisneto, com 78 pontos.
Com o final desta temporada, Alexandre Rech se disse orgulhoso por estar à frente do Catarinense de Rally Regularidade e agradeceu aos Jeep Clubes que o apoiaram na concretização das etapas, e ao antigo diretor do evento, Edson João da Costa, que confiou a ele a continuidade do campeonato.
“Obrigado a todas as pessoas que apoiaram o meu nome e me incentivaram a seguir com o Catarinense. O saldo foi bastante positivo”, comentou Rech, destacando. “A Fauesc (Federação Automobilismo do Estado de Santa Catarina) também ofereceu um apoio fundamental durante este ano e, para 2020, os campeões de todas as categorias receberão a afiliação gratuitamente. Isso é uma mostra do quanto estamos caminhando juntos para o crescimento do rally de regularidade em Santa Catarina”, declarou.
O Campeonato Catarinense de Rally Regularidade está confirmado para 2020, com abertura em 25 de janeiro, em São Bento do Sul.