O Instituto Black Brazil Art, em colaboração com os governos do Rio Grande do Sul e Santa Catarina apresenta a 1ª Bienal Black Brazil Art, de 5 de novembro a 7 de fevereiro. O tema desta edição é Mulheres (in)Visíveis.
Com entrada franca, o evento reúne mais de 300 obras – de 150 artistas plásticos de todo o país – que serão apresentadas em Florianópolis, de 7/11 a 14/12, e em Porto Alegre, de 5/11 s 7/2/2020.
O acervo exposto em diversos museus e galerias inclui pinturas, esculturas, vídeo arte, instalações, entre outros trabalhos. Diversas mesas de debate, intervenções e performances também estão na agenda das duas cidades. A bienal tem curadoria da museóloga porto-alegrense Patricia Brito.
Na capital catarinense o evento será sediado na Galeria de Arte do Mercado Público Museu Histórico de Santa Catarina e Teatro da Ubro (27/11/19). Na capital gaúcha, as exposições se desenvolvem em sete espaços culturais.
Para a curadoria da exposição, a bienal oferece uma visão geral da produção artística feminina, com um recorte especial para a produção de mulheres negras, e destaca trabalhos figurativos, narrativas sobre dor, violências, feminismo e a participação ativa das mulheres negras nas artes visuais. “Com o objetivo claro de abrir a discussão para a arte de mulheres esquecidas pela sociedade, apresentamos trabalhos poderosos e pungentes de diversos artistas contemporâneos do país”, resume Patricia Brito.
Esta edição reúne obras de artistas de todas as etnias e inclui nomes como Andressa Nubia (fotografia), Carolina Cerqueira (gravura), Érica C. Nogueira (pintura), Lia Amazonas (gravura digital), Karen Venturelli (gravura), Nina Satie (pintura), Núcleo de Estudos em Corporeidades Negras (videoperformance), Thais Linhares (desenho) e Raphaela Joviano (fotografia).
A programação pode ser consultada no site do evento.