No último final de semana da operação Festas de Outubro, da Polícia Rodoviária Federal, entre a noite de sexta (25/10) e domingo (27), foram flagrados 392 motoristas alcoolizados em rodovias federais em Santa Catarina – 195 entre sexta e sábado de manhã e outros 197 entre 22h de sábado e 9h desse domingo.
Cerca de 60 agentes da PRF participaram de ações de combate à embriaguez na região do Vale do Itajaí, formando um “cinturão” em torno da Oktoberfest.
Os agentes realizaram fiscalizações na BR 470 em Gaspar e Indaial, cidades vizinhas a Blumenau, e também em Rio do Sul. Na BR 101, os policiais atuaram em Balneário Camboriú, Barra Velha e Biguaçu. Também houve fiscalização da Lei Seca na BR 280 em Guaramirim.
Todos receberam multa de R$ 2.934,70 e poderão ter o direito de dirigir suspenso por doze meses. Outros 128 autos de infração foram lavrados devido a infrações previstas no CTB (Código de Trânsito Brasileiro).
Segundo a PRF, um dos casos mais graves de embriaguez ao volante foi de um motorista de uma BMW, às 5 horas da manhã desse domingo em Rio do Sul, quando o homem fugiu em alta velocidade, quase atropelou um policial e só parou ao colidir contra um poste na BR 470. O motorista foi atendido pelos bombeiros, porque sofreu lesões leves, e depois foi preso em flagrante.