Biguaçu terá a primeira escola em SC do modelo cívico-militar federal

portão de entrada do colégio com placa com nome por extenso
Escola de Educação Básica Emérita Duarte Silva e Souza, no bairro Fundos, em Biguaçu, será a primeira do modelo cívico-militar em SC - Ricardo Wolffenbuttel/Secom SC

A Escola de Educação Básica Emérita Duarte Silva e Souza, em Biguaçu será a primeira de Santa Catarina a adotar o modelo cívico-militar proposto pelo governo federal. A Secretaria de Estado da Educação (SED) identificou que a unidade de ensino preenchia os requisitos do programa e pais de alunos, professores e a direção da escola decidiram aderir à nova proposta. Com 90% dos votos favoráveis, a comunidade escolar aceitou receber o projeto em assembleia realizada na última sexta-feira (18/10).

Com a adesão ao Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (PECIM) do Ministério da Educação (MEC), a EEB Professora Emérita Duarte Silva e Souza, que tem 845 alunos do Ensino Fundamental, passar a ter Ensino Médio.

Para o primeiro ano do programa, em 2020, o MEC estabelece como critérios o ingresso de duas escolas por unidade da federação, com 500 a mil alunos, com ênfase no atendimento de anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio, nas capitais ou nas regiões metropolitanas. Segundo o MEC, cada escola selecionada receberá um aporte do governo federal de R$ 1 milhão para ser investido em infraestrutura, laboratórios e suporte à implantação do novo modelo. A escolha da segunda escola cívico-militar ainda está em avaliação pela Secretaria de Educação.

Publicidade

O objetivo do MEC é estabelecer novas 216 escolas cívico-militares em todo o país até 2023 – a iniciativa piloto, em 2020, contemplará 54.

Publicidade
COMPARTILHAR