Nilson Nelson Machado, o Duduco, ex-deputado estadual em Santa Catarina, teve a pena confirmada pela 4ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) em 25 anos de prisão nesta quinta-feira (3/10). Ele mantinha creches em comunidades no maciço do morro da Cruz, em Florianópolis, onde utilizava para abusar de crianças e adolescentes que recolhia das ruas e que reconhecia perante a sociedade como “filhos”.
O ex-deputado atraia os menores a um quarto com a desculpa de dar uns “trocadinhos” caso as crianças e adolescentes fizessem massagens nos pés dele, de acordo com a denúncia do Ministério Público catarinense. Ele fazia questão de trancar a porta, e assim praticava atos libidinosos e violentava as vítimas. Além do abuso sexual, que durou anos, os jovens foram submetidos a maus-tratos, pois apanhavam e ficavam sem comer quando não obedeciam ao agressor.
Inicialmente condenado a mais de 31 anos de prisão, a pena foi readequada, segundo o Tribunal de Justiça de Santa Catarina, apenas para afastar a fração de aumento relativa à continuidade delitiva contra uma das vítimas. Desta forma, os desembargadores determinaram da forma unânime o início imediato do cumprimento da pena de 25 anos, seis meses e 20 dias de reclusão em regime fechado.