A Prefeitura de Florianópolis rescindiu o contrato de exploração de estacionamento, na modalidade zona azul, com a empresa Dom Parking. O município vinha cobrando, desde 2017, o repasse de recursos da empresa, previsto em contrato assinado em 2013 e nunca feito. Após intensas cobranças, o município ganhou na justiça nesta semana o direito de rescisão.
Com isso, a prefeitura prepara o lançamento de um novo edital, com previsão para a próxima semana, para uma nova empresa prestar o serviço na cidade. Entre as exigências, a de que o município receba diretamente na sua conta os créditos pagos por usuários, e não mais repassados pela empresa. A Dom Parking também está inabilitada para participar da próxima licitação e os atuais trabalhadores do sistema terão preferência nas contratações da nova empresa.
A prefeitura afirma que o usuário de estacionamento rotativo em Florianópolis precisa ficar atento: a partir de segunda-feira (16/9) não será mais preciso pagar para estacionar nas vagas de zona azul. A empresa já foi comunicada que não pode mais cobrar. Caso algum usuário perceba algum tipo de cobrança, deve acionar a Guarda Municipal ou Polícia Militar. Além disso, apesar de não ser mais necessário o pagamento, a prefeitura ainda exige o respeito aos horários de rotatividade. O carro que for flagrado mais tempo na vaga do que o permitido estará sujeito à multa.
Para os usuários que possuem crédito ativo com o atual sistema, a prefeitura diz que serão transferidos para um novo sistema, mas o município ainda vai cobrar esses créditos judicialmente, junto com o restante dos repasses, da Dom Parking. O novo sistema manterá os preços atuais de estacionamento e deverá trazer mais tecnologia para monitoramento das vagas de estacionamento.