Geração própria de energia elétrica poderá ser recompensada em SC

    geracao propria de energia recompensada sc
    Projeto de lei permite que quem gera energia com base em fontes alternativas poderá comercializar o que exceder o consumo próprio - Divulgação/CSC

    A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aprovou na terça-feira (3/9) parecer favorável à tramitação do projeto de lei 83/2018, que cria o Sistema Estadual de Compensação de Energia Elétrica. Pelo PL, quem gera energia com base em fontes alternativas – como a hidráulica, solar, eólica e de biomassa, por exemplo – poderá comercializar o que exceder o consumo próprio.

    De acordo com o relator, deputado Fabiano da Luz (PT), normalmente as empresas fazem projetos que contemplam a geração de 80% a 90% do consumo próprio. “Este PL permite que se eu produzir energia a mais do que eu consumo em casa, que possa ser ressarcido por isso, ou que possa comercializar com o próprio Estado, a empresa ou um vizinho a energia excedente”, explicou o parlamentar, que aposta nisso como um incentivo maior à geração de energia renovável em Santa Catarina.

    Pelo projeto, a energia excedente será inicialmente cedida à empresa a título de empréstimo gratuito. Com isso, a unidade passará a ter crédito a ser consumido em até 12 meses. O que não for utilizado será convertido em dinheiro.

    Publicidade
    COMPARTILHAR