O governo do estado está comemorando os índices de ocupação formal nesse ano. O desemprego em Santa Catarina recuou e o estado se consolidou com o menor índice do Brasil, em 6%. Nacionalmente a taxa de desemprego é de 12% e também tem apresentado queda, ainda que em menor ritmo.
Cinco pontos sobre o emprego e desemprego em Santa Catarina
- Santa Catarina tem o menor índice de desempregados do Brasil, com 6%. O estado de Rondônia está em 6,8% e Rio Grande do Sul em 8,2%, segundo o IBGE.
- Quando o assunto é subutilização da força de trabalho, Santa Catarina também aparece com o menor percentual do país: 10,7% da força de trabalho está desocupada ou é considerada “subocupada” – trabalhadores que laboram menos horas do que gostariam e teriam disponibilidade. (IBGE)
- Santa Catarina tem o menor percentual de pessoas desalentadas, as que desistiram de procurar trabalho; apenas 0,9% da força de trabalho se encontra nesta situação. (IBGE)
- Entre os empregados na iniciativa privada, Santa Catarina tem o maior percentual de formalidade, com 87,6% dos trabalhadores com carteira assinada. (IBGE)
- A geração de empregos em Santa Catarina deu um salto neste ano. O estado gerou 49,8 mil postos de trabalho formais no primeiro semestre, resultado 48% maior do que no mesmo período de 2018. (Ministério da Economia).
Publicidade