As temperaturas baixas devem continuar neste próximo final de semana, como na última madrugada de sexta (5/7), de acordo com o serviço meteorológico da Epagri/Ciram. Em Urupema, onde os termômetros tiveram a marca mais baixa do estado nesse ano (-4,3ºC), houve formação de sincelo no Morro das Torres.
O sincelo é um fenômeno meteorológico que ocorre em situações de nevoeiro aliados a temperaturas negativas e resulta do congelamento das gotas de água em suspensão quando estas entram em contato com a superfície.
Conforme a meteorologista da Epagri/Ciram Gilsânia Cruz, o frio deve ser mais intenso na madrugada de domingo (7/7). A temperatura mínima fica próxima de 0°C no período noturno e amanhecer, podendo chegar a -7°C nas áreas altas do Planalto Sul (Urupema, Urubici e Bom Jardim da Serra), especialmente na madrugada de domingo. No período noturno e amanhecer, condição de geada ampla nas áreas altas do estado e também sincelo. Pequena chance de neve isolada na serra catarinense na noite desta sexta-feira e madrugada de sábado (6/7). No litoral, mínima de 0°C a 6°C no fim de semana.
Maré alta causa novos alagamentos
Também de acordo com o Ciram (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina), desta sexta a domingo persiste o risco de alagamentos devido à maré alta nas regiões mais baixas do litoral catarinense, como acontece em Florianópolis desde quinta-feira. Este fenômeno será provocado pela influência da fase nova da lua (maré de sizígia) e principalmente pelo vento predominante e persistente do quadrante sul, e a forte agitação marítima com ondas de 4,0m a 5,0m, especialmente no sul da ilha e em áreas mais afastadas da costa.
O Ciram recomenda atenção para o locais próximos a desembocaduras de rios, Rod. Diomício Freitas, Centro de Eventos – CentroSul, praias do Sul da Ilha de Santa Catarina, Avenida Atlântica de Balneário Camboriú, Barra Velha, Araranguá, Laguna, Itajaí, Joinville, entre outros.