O estado das vias marginais da BR-101, entre os quilômetros 199 e 211, motivou a Prefeitura de São José a tomar providências. Na noite desta quarta-feira (26/02), a Secretaria de Infraestrutura emitiu uma notificação extrajudicial à Autopista Litoral Sul. A empresa concessionária, responsável pela conservação da rodovia, deve realizar a limpeza e manutenção das calhas de drenagem no trecho dentro do município.
O secretário de Infraestrutura, Nardi Arruda, informou que, durante uma vistoria técnica, a equipe constatou problemas. Em dias de chuva, ocorrem alagamentos em vários pontos devido à má conservação dos sistemas de drenagem. As marginais estão, em grande parte, obstruídas por resíduos e cobertas por vegetação.
O secretário destacou que a situação causa prejuízos e transtornos para motoristas, pedestres e moradores da região. Os imóveis às margens da rodovia sofrem com alagamentos devido à ineficiência da drenagem. Por isso, a notificação extrajudicial foi necessária.
No documento, solicita-se que a Autopista realize os serviços no prazo de 15 dias, a partir do recebimento da notificação. A empresa será responsabilizada, seja civil ou criminalmente, pelos danos causados à Prefeitura ou a terceiros.