O Procon de São José notificou, nesta sexta-feira (14/02), seis instituições de ensino superior, exigindo que, no prazo de cinco dias, apresentem justificativas sobre a composição dos valores das mensalidades, a falta de informações detalhadas das grades curriculares e a oferta de cursos de extensão. A medida foi tomada após alunos denunciarem dificuldades para obter informações claras antes do início das aulas, marcado para a próxima semana.
De acordo com o diretor-geral do Procon, Wallace Avanir de Souza, o Tete, há inconsistências nas informações sobre a possibilidade de os calouros escolherem entre seis ou sete disciplinas, ou se terão que se limitar a apenas quatro. “Queremos que as instituições forneçam informações corretas para esclarecer as dúvidas dos estudantes. A transparência é fundamental na relação entre consumidor e fornecedor”, afirmou.
As instituições notificadas foram a Faculdade Anhanguera, Uniasselvi, Faculdade de Santa Catarina (Fasc), Centro Universitário Estácio, Univali e a Unisul on-line. O Procon reforçou que o descumprimento das normas de transparência pode resultar em sanções administrativas. Além disso, os alunos que se sentirem prejudicados podem procurar o órgão para formalizar suas reclamações.
Para registrar queixas, o atendimento é presencial na sede do Procon Municipal de São José, localizada na Av. Acioni Souza Filho, 2114, Beira-Mar de São José, São José (SC), CEP 88102-404. O telefone de contato é (48) 3288-4393, e o horário de funcionamento é das 12h às 18h.