Um abalroamento de poste na Av. Rio Grande, principal via do bairro homônimo, deixou 391 unidades consumidoras sem energia elétrica neste domingo (19/5), em Palhoça.
Um carro Renault Duster atingiu o poste na altura do número 2.321. Segundo moradores do bairro, no poste de local já aconteceram outras batidas, com casos de vítimas fatais.
De acordo com a Celesc, o acidente, ocorrido na parte da tarde, deixou reflexos até o início da madrugada em 353 imóveis no bairro Rio Grande e outras 38 na Barra do Aririú, até que as equipes conseguissem trocar o poste quebrado.
Abalroamentos de postes são comuns
Dados da companhia mostram que a Grande Florianópolis tem uma média superior a um abalroamento de poste por dia. Dependendo dos danos na rede elétrica – se há quebra do poste e rompimento de fiação, por exemplo – o custo material pode passar de R$ 5 mil.
Além disso, a falta de energia pode ser superior a cinco horas por ser um trabalho mais complexo, exigindo equipe especial e caminhão munck. Algumas vezes, para não ultrapassar os limites estabelecidos pela Aneel de tempo sem energia, a Celesc opta por recolocar provisoriamente no lugar do poste uma escora, conhecida entre as equipes de eletricistas como “pé de amigo”. Posteriormente a escora é substituída por um poste, em operação agendada.