A Prefeitura de São José, após concluir o Chamamento Público 3/2024, firmou uma parceria estratégica para construir o Complexo Hospitalar no bairro Sertão do Maruim. A Organização da Sociedade Civil do Instituto de Planejamento e Gestão de Cidades (OSC-IPGC) venceu o processo. Em seguida, o Diário Oficial publicou, na quinta-feira (05/12), a homologação do plano de trabalho e da proposta financeira, consolidando o acordo.
Inicialmente, o projeto prevê a instalação da unidade na antiga sede da Univali, que conta com uma área total de 20 mil metros quadrados. Além disso, as seis edificações já existentes, com 12 mil metros quadrados de área útil, garantirão agilidade na execução do projeto. Por isso, a estrutura permitirá que a unidade funcione rapidamente, atendendo às demandas da população.
Para viabilizar o projeto, a Prefeitura optou pelo modelo de Parceria Público-Privada (PPP), que integra o setor público e a iniciativa privada. Nesse contexto, a escolha desse formato busca, sobretudo, reduzir despesas orçamentárias. Além disso, a parceria visa profissionalizar a gestão do serviço, garantindo eficiência, e, o mais importante, sem custos para os cofres públicos.
Nesse sentido, o OSC-IPGC organizará o processo licitatório e, em paralelo, será responsável pelo gerenciamento, pela operação e pela execução dos serviços assistenciais de saúde. Como resultado, o complexo oferecerá uma estrutura robusta e diversificada.
Novo hospital contará com 140 leitos de internação e 30 leitos de UTI
O Complexo Hospitalar contará com 140 leitos de internação, além de 30 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Adicionalmente, o projeto inclui um centro cirúrgico com 10 salas e um moderno centro de diagnóstico por imagem. Assim, exames como raio-X, tomografia e ressonância magnética estarão disponíveis para a população.
Por outro lado, os ambulatórios de especialidades atenderão áreas prioritárias, como oftalmologia, ortopedia, ginecologia e cirurgia geral. Portanto, a iniciativa não apenas reduzirá filas de espera, mas também oferecerá um atendimento médico mais qualificado para a região.
Segundo o prefeito Orvino Coelho de Ávila, o projeto marca um avanço significativo para São José e para Santa Catarina. “Este é um projeto transformador, que reforça nosso compromisso em oferecer um sistema de saúde mais eficiente, humanizado e acessível. É uma conquista que beneficiará milhares de pessoas”, afirmou.