Chuva intensa e volumosa entre este sábado (07) e segunda-feira (09)

    Após uma madrugada de temporais com chuva intensa, raios e rajadas de vento, o clima começa a mudar neste sábado (07/12). A chuva, agora, ocorrerá de forma persistente e se estenderá até a próxima segunda-feira (09812). Durante esse período, haverá momentos de intensidade moderada a forte. Além disso, os volumes acumulados continuarão elevados em todo o estado. As regiões do Extremo Oeste, Litoral Norte, Planalto Norte e Vale do Itajaí serão as mais afetadas.

    Por outro lado, nas áreas em laranja, os acumulados devem variar entre 200 mm e 250 mm até o fim do evento. Como resultado, o risco de alagamentos, enxurradas, inundações e deslizamentos permanece alto.

    Publicidade

    Já no Litoral Sul e na Grande Florianópolis (área em amarelo no mapa), a chuva será frequente. No entanto, os volumes acumulados serão menores, variando entre 60 mm e 80 mm. Em pontos isolados, podem atingir até 100 mm. Por isso, nessas regiões, o risco de alagamentos, enxurradas e deslizamentos será moderado.

    Essa condição climática é causada por um sistema frontal que chegou como uma frente fria. O sistema, por sua vez, permanece no estado com características semi-estacionárias. A boa notícia é que, a partir de terça-feira (10), a chuva deve diminuir com o afastamento do sistema.

    Portanto, a Defesa Civil reforça a importância de acompanhar os avisos e boletins meteorológicos, que são constantemente atualizados.

    Recomendações da Defesa Civil:
    • Durante temporais, procure um local abrigado. Evite atravessar ruas alagadas, pontes ou pontilhões submersos.
    • Além disso, redobre os cuidados em áreas de encosta.
    • Fique atento a sinais de perigo, como árvores inclinadas, postes tortos e rachaduras em muros ou paredes.
    Publicidade