Santa Catarina alcançou, em novembro de 2024, o menor número de homicídios registrados para o mês desde 2008. Foram 27 casos, o que representa uma redução de 52,7% em comparação aos 57 homicídios de novembro de 2008. Além disso, em relação a novembro de 2016, quando houve 84 homicídios, a queda foi ainda mais expressiva: 67,9%.
O governador Jorginho Mello destacou a importância da marca histórica. “Reduzir os homicídios é uma conquista extraordinária para Santa Catarina. Quero agradecer e parabenizar cada profissional que trabalha incansavelmente para garantir a segurança dos catarinenses. Esse resultado não seria possível sem o esforço de todos”, afirmou.
Por outro lado, Santa Catarina continua liderando o ranking nacional de segurança pública. O índice positivo reflete, acima de tudo, o planejamento estratégico e as ações integradas das Forças de Segurança. Nesse contexto, o secretário de Estado da Segurança Pública, coronel Flávio Graff, atribuiu os resultados ao trabalho conjunto. “Essa conquista é fruto do esforço e comprometimento de todas as nossas Forças — Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Científica. Atuamos de forma integrada, com planejamento estratégico, tecnologia e inteligência, para proteger cada cidadão catarinense e aqueles que nos visitam”, explicou.
Os dados foram apresentados em um relatório elaborado pela Diretoria de Inteligência da Secretaria de Estado da Segurança Pública, com apoio da Gerência de Estatística e Análise Criminal.
Estação Verão
No dia 16 de dezembro, o Governo de Santa Catarina lança a Estação Verão. Nesse sentido, o programa trará um conjunto de ações para garantir a segurança durante a temporada de 2024/2025. As medidas, sobretudo, vão proteger catarinenses e turistas que frequentam o litoral e outras regiões no período mais movimentado do ano.