Chuvas fortes devem atingir Santa Catarina com risco de inundações até sexta-feira

    Foto: Airton Fernandes/Divulgação

    A Defesa Civil de Santa Catarina, em conjunto com a Epagri/Ciram, emitiu um alerta para chuvas intensas em todas as regiões do estado a partir desta quarta-feira, 09 de outubro. De acordo com a previsão, o acumulado de chuva poderá variar entre 100 e 200 mm em diversas áreas, com volumes mais concentrados na Grande Florianópolis, Vale do Itajaí, Litoral Norte e regiões de encosta. Assim, o período de risco se estende até sexta-feira, 11 de outubro, com grande chance de inundações, enxurradas e deslizamentos.

    Diante desse cenário, o governador Jorginho Mello determinou que as equipes de resposta do Governo estadual permaneçam em alerta. Além disso, ele recomenda que a população se mantenha informada e siga as orientações da Defesa Civil por meio dos canais oficiais.

    A partir de quarta-feira, um sistema de baixa pressão, aliado à circulação marítima, deve provocar chuvas persistentes em Santa Catarina. Por isso, as regiões leste e centro do estado, especialmente áreas de encosta, poderão registrar mais de 200 mm de chuva. A previsão indica que o pico de chuvas ocorrerá de madrugada, com a intensificação da circulação marítima.

    Publicidade

    Na quinta-feira, 10 de outubro, também são esperados temporais isolados, com rajadas de vento, descargas elétricas e possível queda de granizo no Grande Oeste. Já na sexta-feira, a chegada de uma frente fria manterá a chuva volumosa, especialmente nas bacias hidrográficas e áreas de maior risco geológico.

    Aumento nos riscos geológicos

    A Defesa Civil alerta para um aumento no risco de deslizamentos nas áreas serranas e de encosta. Assim, é importante que o Litoral Norte, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Litoral Sul fiquem em atenção redobrada. Regiões sem vegetação, taludes próximos a rodovias e locais com histórico de movimentação de solo são particularmente vulneráveis.

    Conforme informações da central de monitoramento, as áreas do Alto Vale do Itajaí e Grande Florianópolis devem estar em alerta máximo. Nesses locais, as bacias dos rios Itajaí-Açu, Itajaí-Mirim, Tijucas e Cubatão podem apresentar elevações bruscas. Portanto, o risco de enxurradas rápidas e inundações graduais aumenta consideravelmente.

    Previsão do tempo
    • Quarta e quinta-feira (09 e 10/10): Tempo instável e chuvoso, com maiores volumes do Meio-Oeste ao Litoral, especialmente no leste. Risco de temporais no oeste. Temperaturas amenas, com máximas de 20°C. Ventos sudeste/leste a nordeste, moderados e com rajadas intensas no litoral.
    • Sexta-feira (11/10): Chuva e temporais localizados devido à frente fria e ciclone extratropical na costa do RS. A chuva seguirá intensa, com ventos de 60 a 80 km/h no sul e litoral.
    • Sábado (12/10): Sol com nuvens, especialmente no oeste pela manhã. Com o afastamento da frente fria e do ciclone, as temperaturas aumentam. Ventos de sudoeste a sul, com rajadas moderadas.
    Publicidade
    COMPARTILHAR