São José abre edital para construção de UPA 24h em Areias

Foto: Divulgação

A Prefeitura de São José lançou, nesta segunda-feira (30/09), um edital de licitação para construir uma UPA 24 horas no bairro Areias. Com essa iniciativa, a administração visa atender à crescente demanda da região e, ao mesmo tempo, ampliar os serviços de urgência e emergência.

A UPA ficará a cinco minutos da BR-101 e a dois minutos da Avenida das Torres, o que facilitará o acesso da população. A estrutura ocupará 2.472,65 m², quase o dobro do tamanho da UPA Forquilhinha. De acordo com a secretária de Saúde, Sinara Simioni, a nova UPA adotará uma estrutura horizontal, garantindo maior agilidade e colaboração entre os profissionais, além de reduzir os custos de construção e manutenção.

O prefeito Orvino Coelho de Ávila explicou que o projeto foi elaborado ao longo de um ano. Durante esse período, a equipe realizou várias reuniões técnicas com especialistas para garantir a qualidade e durabilidade da unidade, evitando reformas em curto prazo, como ocorreu com a UPA Forquilhinha.

Serviços
Publicidade

A nova UPA funcionará 24 horas por dia, sete dias por semana, assegurando atendimento contínuo à população. Além disso, todas as áreas da unidade garantirão acessibilidade total para pessoas com mobilidade reduzida, o que promove inclusão e facilita o atendimento.

A unidade contará com três leitos para urgência e emergência, cinco leitos na sala pediátrica e oito leitos na sala de observação adulta, todos equipados com eletrocardiografia. O posto de enfermagem, projetado com visão de 360 graus, permitirá uma supervisão mais eficiente dos pacientes.

Além disso, a estrutura incluirá duas salas de isolamento, 19 leitos/cadeiras na sala de hidratação e inalação, consultório odontológico, sala de raio-x, coleta de exames, esterilização e sala de curativos.

Quem a UPA atende?

A UPA atenderá pacientes com quadros agudos de natureza clínica, pediátrica e odontológica. Além disso, o atendimento inicial a casos cirúrgicos e de trauma será realizado na unidade, estabilizando os pacientes e definindo o tratamento mais adequado.

Os pacientes poderão permanecer em observação por até 24 horas. Caso precisem de internação hospitalar, a UPA encaminhará os pacientes para garantir a continuidade do atendimento médico.

Edital de licitação

Os interessados poderão cadastrar as propostas a partir desta terça-feira (01/10) no sistema online de licitações da Prefeitura. A sessão pública para análise das propostas ocorrerá no dia 5 de novembro, às 15h.

Publicidade