A segunda equipe do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) iniciou, na última quarta-feira, suas operações no Mato Grosso, ao lado da Força Nacional. Os bombeiros catarinenses chegaram a Cuiabá no dia 25 e, desde então, já começaram a atuar nas áreas mais críticas do estado.
Com a chegada dos profissionais, o trabalho foi rapidamente organizado em cinco grupos. Assim, as equipes agora atuam em diferentes regiões, como Chapada dos Guimarães, Salto do Céu e Rosário Oeste. O comandante da operação, capitão Douglas Thomaz Machado, explicou que a divisão busca garantir maior eficiência no combate às áreas mais atingidas.
Além disso, as equipes utilizam kits pickup instalados nas viaturas 4×4, o que facilita o transporte de água e o combate direto ao fogo. Com isso, as viaturas oferecem maior mobilidade, permitindo que os bombeiros cheguem até os focos de incêndio, mesmo em locais de difícil acesso. Também, o uso de mochilas costais, batedores, abafadores e motosserras amplia a capacidade de combate nas diferentes frentes de fogo.
Segundo o sargento Jacques Douglas Romão, “o equipamento utilizado pelas equipes proporciona um combate mais eficiente, especialmente em regiões remotas”. Já na Chapada dos Guimarães, o sargento Adriano Fabrício Boit relatou que o terreno montanhoso torna as operações mais complexas. Por isso, em várias frentes, os bombeiros precisaram utilizar a técnica de contra-fogo para controlar o avanço das chamas.
Apesar das dificuldades impostas pelo relevo, os bombeiros conseguiram conter o fogo em diversas áreas. Dessa forma, o trabalho segue avançando em várias regiões, com resultados positivos.