No dia 27 de agosto, às 19h, será realizada uma audiência pública sobre a Avenida Beira-mar de Barreiros, no Salão Paroquial da Igreja Sagrado Corações, em Barreiros. O evento, promovido pela Prefeitura de São José e pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), tem como objetivo apresentar e discutir o Relatório de Impacto ao Meio Ambiente (Rima) para a implantação e pavimentação da avenida.
A obra da Beira-mar de Barreiros, esperada há mais de 40 anos, é um projeto significativo para a região. A Prosul – Projetos, Supervisão e Planejamento, responsável pela elaboração do Rima, apresentará os detalhes do estudo durante a audiência. Este relatório é fundamental para a obtenção da Licença Ambiental Prévia (LAP), a qual será analisada pelo IMA.
O Estudo de Impacto Ambiental (EIA), que está disponível nos sites da Prefeitura de São José, do IMA e da Prosul, avalia os efeitos sociais, econômicos e ambientais do projeto. O EIA identifica medidas para maximizar os benefícios e minimizar os impactos negativos da obra.
A execução da avenida contará com um financiamento de R$ 244 milhões do Fundo Financeiro para Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata). O projeto abrange a construção da via desde o Rio Büchler, na divisa com Florianópolis, até a BR-101, no Rio Três Henriques, em Barreiros. Futuramente, a obra poderá se conectar com a Beira-Mar Continental de Florianópolis.
A audiência pública proporcionará à comunidade a oportunidade de acompanhar o processo de licenciamento ambiental e de participar das discussões sobre o projeto.
Serviço:
O quê: Audiência Pública sobre o Licenciamento Ambiental da Obra da Beira-mar de Barreiros;
Quando: 27 de agosto de 2024, às 19 horas;
Onde: Salão Paroquial da Igreja Sagrado Corações, Barreiros;
Objetivo: Apresentar e discutir os passos do licenciamento ambiental da obra.