Entre a noite de sexta-feira (09) e o início da madrugada de sábado (10), o município de São Joaquim, na serra catarinense, contou com a presença de neve. Diversos relatos e vídeos nas redes sociais confirmaram a precipitação em flocos de neve na região.
As previsões já indicavam a possibilidade desse fenômeno devido à combinação de baixas temperaturas, umidade e instabilidades atmosféricas presentes na área. Durante esse período, as temperaturas em São Joaquim chegaram próximas a 0°C, e as imagens de satélite mostraram uma cobertura de nuvens que favoreceu a precipitação de neve.
Apesar das condições favoráveis para a formação de neve em São Joaquim, o fenômeno não foi observado nas demais áreas da serra catarinense. Em Urupema, por exemplo, onde a temperatura mínima foi abaixo de -2°C, a neve não foi registrada – segundo a Defesa Civil estadual.
Nos próximos dias, a previsão é que uma intensa massa de ar frio chega ao estado, resultando em temperaturas ainda mais baixas. No entanto, devido ao tempo firme e ao ar seco previstos, a condição é para geada ampla, mas não há expectativa de precipitação invernal, como neve ou chuva congelada.