Sete pessoas são presas envolvidas em esquema ilegal de funerárias em SC

Operação Caronte prende 7 pessoas envolvidas em esquema ilegal de funerárias em SC
Operação Caronte prende 7 pessoas envolvidas em esquema ilegal de funerárias em SC - Foto: Gaeco

Na manhã desta segunda-feira, 5 de agosto, foi realizada a operação “Caronte”, focada em um esquema ilegal envolvendo funerárias em Santa Catarina. A operação levou à prisão preventiva de sete pessoas e ao cumprimento de 38 mandados de busca e apreensão.

As ações foram concentradas em várias cidades do estado, incluindo Criciúma, Florianópolis, Içara, Itapema, Jaraguá do Sul, Palhoça e São José, além de Itati, no Rio Grande do Sul. Durante a operação, também foram afastados dois investigados de seus cargos públicos.

A operação visa combater a atuação de possível organização criminosa que comete crimes contra licitações de prefeituras, com lavagem de dinheiro, entre outros delitos – segundo o Ministério Público estadual.

Publicidade

Em novembro de 23, na Operação Mercadores da Morte, o Gaeco já havia barrado o cartel de funerárias em Criciúma e Florianópolis pelas práticas ilegais, que prejudicam as famílias dos mortos. A investigação apontou que os valores são superfaturados.

O procedimento investigatório criminal foi instaurado inicialmente pela Promotoria de Justiça visando apurar delitos envolvendo a prestação de serviços funerários e, com o surgimento de investigado com prerrogativa de foro perante o Tribunal de Justiça de Santa Catarina, a investigação passou a tramitar na Subprocuradoria-Geral de Justiça para Assuntos Jurídicos, com o apoio do Gaeco. A investigação está em segredo de justiça.

Publicidade
COMPARTILHAR