Governo se compromete a fazer manutenção das pontes em Florianópolis

Pontes de Florianópolis precisam novamente de manutenção
Pontes de Florianópolis precisam novamente de manutenção - Foto: MPSC

Após uma vistoria realizada pelo Ministério Público de Santa Catarina nesta quinta-feira (27/6), foi destacada – mais uma vez – a necessidade urgente de manutenção nas pontes que conectam a Ilha de Santa Catarina à área continental de Florianópolis.

A inspeção, conduzida pela 30ª Promotoria de Justiça da Capital, ocorreu após a constatação de que algumas placas de concreto se desprenderam da Colombo Salles; a vistoria, feita por engenheiros, reiterou que há problemas críticos nas estruturas, que há mais de 35 anos não têm conservação constante, apenas em momentos críticos.

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura, comprometeu-se publicamente em resolver os problemas identificados com celeridade e eficiência. Segundo o promotor de justiça Daniel Paladino, responsável pela ação, a situação crítica das pontes é resultado de “negligência prolongada”.

Publicidade

Entre os principais problemas encontrados estão a deterioração dos blocos de sustentação das pontes Colombo Salles e Pedro Ivo, além da presença de placas de concreto que estão se desprendendo, representando perigo para os usuários e o meio ambiente marinho.

“Apenas cinco dos dezesseis blocos de sustentação comprometidos foram reparados até o momento, refletindo a urgência dessas intervenções”, afirmou o promotor.

O secretário estadual de Infraestrutura, Jerry Comper, disse que a pasta vai em breve fazer a manutenção: “neste segundo semestre de 2024, esperamos aqui um grande canteiro de obras”.

Participaram da ação o Secretário Municipal de Transportes e Infraestrutura de Florianópolis, Rafael Hahne, e representantes de entidades como o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia.

Publicidade
COMPARTILHAR