As cidades de São José, Blumenau e Lages foram contempladas pelo Ministério da Saúde para serem beneficiadas com a construção de uma policlínica cada. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (26).
O investimento total nesse segmento em SC será de R$ 30 milhões por unidade, dentro do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), que vai permitir a construção de estruturas mais modernas e equipadas para melhorar o atendimento do SUS. As três cidades foram contempladas com as estruturas maiores, uma vez que ficaram de fora da lista de construção de novos postos de saúde custeados pela União.
Segundo o MS, nas novas policlínicas serão oferecidos exames gráficos e de imagem como ressonância magnética, tomografia e eletrocardiograma, consultas clínicas com médicos de várias especialidades (angiologia, cardiologia, oftalmologia e neurologia) e procedimentos como vasectomia, cauterização e biópsias em centro cirúrgico de baixa complexidade, entre outros serviços integrados de saúde. Espaços de reabilitação para pacientes com sequelas de Acidente Vascular Cerebral (AVC) e doenças respiratórias também estão no projeto.
Segundo Mirela Pessatti, arquiteta responsável pela planta, a proposta é que os espaços sejam um centro de integração que concentre todos os procedimentos em um único local, possibilitando que o paciente otimize seu tempo e alcance melhores resultados no tratamento. “Com isso, desafogamos outros pontos de atenção como os hospitais, otimizamos tempo e salvamos mais vidas, agindo em tempo oportuno”, explica Mirela.
Locais
Em breve os locais em cada cidade serão divulgados pelas prefeituras.