Apesar dos esforços de diversos profissionais, a baleia que estava encalhada na praia do Campo Bom, em Jaguaruna, acabou falecendo neste sábado (15/6).
Muitas instituições envolvidas no protocolo de encalhes da APA da Baleia Franca procuraram salvar o animal desde quinta-feira (13), quando foi encontrado.
Karina Groch, diretora do Profranca, lamentou o desfecho e destacou que agora será realizada uma necrópsia após a remoção do animal para a areia, com suporte da prefeitura local. A operação contou com apoio do Corpo de Bombeiros, voluntários e da comunidade.
As baleias Bryde são conhecidas por seu tamanho imponente, podendo atingir até 15,5 metros de comprimento e pesar até 26 toneladas. Elas possuem características únicas, como três quilhas na cabeça e uma coloração predominantemente cinza-escuro. Esses animais habitam principalmente águas tropicais e temperadas e são frequentemente encontrados encalhados na costa brasileira. A espécie não é classificada em risco de extinção.
O Protocolo de Encalhes e Emalhes, coordenado pela APA da Baleia Franca/ICMBio, Instituto Australis, Associação R3 Animal, Udesc, Museu de Zoologia da Unesc, Corpo de Bombeiros, Capitania dos Portos e Polícia Militar Ambiental, trabalha em conjunto para o manejo de encalhes e emalhes na região da APA.