Segundo informações da Defesa Civil estadual, o fenômeno El Niño está em transição para a neutralidade, com previsão de evolução para uma La Niña entre o final do inverno e o início da primavera.
Esta transição influenciará as condições climáticas em Santa Catarina nos próximos meses. Para junho, são esperadas chuvas dentro a acima da média no litoral e áreas próximas, enquanto no Grande Oeste as precipitações devem ficar próximas da média. Já julho e agosto devem apresentar chuvas abaixo da média em todas as regiões catarinenses. O inverno, considerado a estação menos chuvosa, tende a ter chuvas próximas da média no litoral e abaixo da média no Grande Oeste e planaltos, com possibilidade de eventos de chuva volumosa devido a sistemas meteorológicos.
Quanto às temperaturas, espera-se um inverno com termômetros marcando valores acima da média, com episódios eventuais de frio intenso, como geadas e precipitação invernal, embora menos frequentes.
No histórico de ocorrências, os meses mais quentes registram a maioria dos desastres, com uma diminuição significativa de eventos no trimestre de junho a agosto, que tendem a ser marcados por menos chuvas intensas e enxurradas.