Povo solidário
Está mais que provado que o verdadeiro povo brasileiro é um dos mais solidários do mundo. E o pobre, em particular, tende a ser mais solidário, por sentir na pele o quanto é importante ser ajudado. Assim como foi em Florianópolis, no Orlando Scarpelli, Ronaldinho Gaúcho movimentou uma multidão no Maracanã no jogo Futebol Solidário com o objetivo de arrecadar fundos para as vítimas da tragédia gaúcha. Foi bonito de ver o time “Esperança” enfrentar o time “União”, recheados de artistas da bola, artistas da tv, cantores e outros. É o Brasil unido em prol dos nossos irmãos gaúchos.
Trio gaúcho
A CBF está anunciando que irá retomar o calendário sem desrespeitar as férias dos jogadores. A intenção é aproveitar as datas FIFA de setembro (2 a 10) e outubro (7 a 15), para repor os jogos não realizados no brasileiro devido à tragédia no sul. O Criciúma, nosso único representante, tem a sua partida confirmada contra o Palmeiras para o próximo domingo (20), no Heriberto Hulse. O jogo valido pela 7ª rodada terá a arbitragem de Rafael Rodrigo Klein FIFA/RS, com Rafael Silva Alves e Lúcio Beiersdorf, também gaúchos.
É terrível
Quem almeja um lugar no topo não pode perder pontos preciosos diante de seus torcedores. E não me venham com a velha ladainha de que o jogo é difícil. A torcida fez a sua parte, foram mais de 10.800 pagantes, que se decepcionaram com o Figueirense, que não passou pelo modesto time da Ferroviário. O time entrou em campo com uma escalação não muito boa e as mudanças não surtiram efeito. A invencibilidade do alvinegro foi pro espaço e agora é buscar pontos diante do Ypiranga e Caxias. A série C é terrível.
Quase que perfeito
O Avaí entrou no encharcado gramado da Ressacada, na noite fria da segunda-feira (27), e conquistou uma grande vitória contra o Goiás, por 2 a 0. O time vem reafirmando o grande momento que vem passando desde que Gilmar Dal Pozzo assumiu o comando da equipe. Essa vitória diante de um adversário que também vinha de uma invencibilidade demonstra uma equipe que está unida, vai brigar entre os melhores e não vai temer qualquer adversário, seja na Ressacada ou longe dela. Muitos jogadores se saíram bem. Mas, Hygor e Garcez foram os craques do jogo. Com um primeiro tempo morno, na segunda etapa o Leão foi quase que perfeito.
Péssimo exemplo
Eu que já estive lá dentro das quatros linhas comandando grandes jogos, defendo a disputa de um futebol mais justo em que todos tenham os mesmos direitos e que o fair play prevaleça. Digo isso sobre o polêmico gol que o atacante Renato Marques do América-MG fez depois que o goleiro João Paulo do Santos já tinha a bola sob o seu domínio e se machucou pedindo de imediato que o árbitro parasse o jogo. Não culpo nem o atacante e muito menos o goleiro. Isso já faz parte da cultura do futebol brasileiro aonde a grande maioria dos jogadores são doutrinados a similar e enganar a arbitragem. Fica um péssimo exemplo que lá fora eles não fazem.
Estrada chamada vida
Graças a Deus, minha mãe, aos 87 anos, está bem lucida, e uma das coisas que ela mais gosta de fazer é dançar. Dias destes fui acompanhá-la no tradicional encontro da terceira idade, aonde sempre acontece um baile no CCPI, da Ponte do Maruim. É bonito ver a forma singela como essas pessoas se comportam quando estão dançando. Não se vê nenhum deles de cara feia. Quando essas pessoas entram na pista de dança não tem desigualdade de raça, cor ou classe social. Todos bailam ao som de um simples conjunto musical como se fossem velhos conhecidos, dançam com um belo sorriso no rosto e ficam mais cuidadosos, seja homem ou mulher. É nessas horas que a gente pode observar que quem dança os seus males espanta. Isso, sim, é a felicidade nesta estrada chamada vida. Coisas que a atual geração nem imagina que ainda existe.
Ambições de retornar
Tudo vinha caminhando muito bem para o Figueirense na série C do Brasileirão até o alvinegro conhecer a sua primeira derrota, dentro do Scarpelli, diante da Ferroviaria-SP. O time vinha de três vitórias e um empate, estava invicto na competição e bastou essa derrota para que a comissão técnica e o plantel ficarem ligados no que pode acontecer daqui pra frente. O time irá pelear dois confrontos em solo gaúcho. O primeiro será nesta quinta-feira (30) em Erechim, contra o Ypiranga, que é um bom time, que não perde a nove jogos e que está há um bom tempo parado devido à catástrofe que se abateu no estado vizinho. O Ypiranga na Copa do Brasil venceu o primeiro duelo contra o Athletico-PR, atual líder do Brasileirão. Depois o alvinegro do Estreito vai a Caxias do Sul enfrentar o Caxias no tradicional estádio Centenário. Será um adversário menos indigesto, já que o time da serra gaúcha conquistou apenas um ponto em dois jogos disputados. Para um clube que tem ambições de retornar à segundona brasileira, o Figueirense não pode vacilar nestes dois confrontos e retornar de solo gaúcho com pontos preciosos rumo ao seu maior sonho e empolgar ainda mais a sua imensa torcida.
Bem me quer, mal me quer
- As eleições municipais estão batendo em nossa porta. Por aqui alguns candidatos a prefeito de nossa cidade ainda não definiram o seu parceiro para a chapa. Para este velho escriba, André Xavier é um bom nome, entre outros.
- Com mais de 220 mil habitantes e sendo o sétimo município populoso do estado, Palhoça necessita de um hospital público para atender a sua população. E pensando nisso a prefeitura e o governo do estado estão nos trâmites finais para que a ordem de serviço saia do papel já na próxima semana.
- Um vídeo está viralizando nas redes socias anunciando o projeto de um mega arranha-céu com 1,2 mil metros de altura em Balneário Camboriú. Até aí tudo bem. Só que o maior investidor deste projeto é nada mais nada menos que o bilionário Elon Musk. Tem gente em Brasília que já franziu o nariz.
- No ultimo domingo (26) e segunda-feira (27) tivemos dois jogos na capital catarinense. Na Ressacada 3.495 torceres viram o Avaí abater o Goiás. Já no Orlando Scarpelli, 10.855 alvinegros viram o Figueirense ser superado pela Ferroviária-SP.
Cartão vermelho/rosa
Cartão vermelho para estas encenações que os jogadores profissionais do nosso futebol fazem durante uma partida. Muitos chegando à perfeição de grandes atores ludibriando a arbitragem. Depois acontece o que aconteceu no jogo entre o América-MG e Santos, para as redes sociais reclamar. Lá fora eles não fazem isso porque lá fora eles são punidos.
Cartão rosa para a bela Festa do Divino que a paróquia Senhor Bom Jesus de Nazaré realizou neste último fim de semana. Foram três dias de muita festa, atividades religiosas e uma boa gastronomia. Milhares de pessoas se reuniram na igreja matriz e no tradicional Palhoção para festejar e celebrar esta secular Festa do Divino.
Pensamento do Bambi
Mulher de sorte na vida é namorada do Saci. Ela sabe que se se ele tentar dar um ponta-pé nela, quem vai se “arrombar” é ele.