Após pesquisa em estabelecimentos da capital na semana passada, o Procon de Florianópolis divulgou na sexta-feira (12/4) a tabela de preços de chocolates e pescados, para monitoramento destes produtos.
Os fiscais do órgão visitaram os principais estabelecimentos que comercializam esses produtos para coibir o aumento abusivo de preço, prática que fere o Código de Defesa do Consumidor.
“Como nós havíamos previsto, os valores se mantiveram desde o último mês até agora. Não houve a aumento injustificado de preços, mas a variação de valores, que é resultado da livre concorrência no comércio”, justificou o secretário de Defesa do Consumidor, Celso Sandrini.
A tabela publicada no site da prefeitura pretende auxiliar o consumidor em suas compras. Lá ele confere onde encontrar pescados e chocolates com preços mais acessíveis.
Segundo o Procon municipal, para garantir que o consumidor não será lesado durante a Semana Santa, os trabalhos irão continuar. Durante esta semana, os fiscais do Procon voltarão aos supermercados e no sábado às peixarias para realizar novo levantamento, Caso seja constatada alguma infração ao CDC por parte dos lojistas, os estabelecimentos serão notificados.