SC não tem doses para ampliar vacinação de dengue conforme recomendação do Ministério da Saúde

    O Ministério da Saúde recomendou nesta quarta-feira (17) uma ampliação temporária da vacinação contra a dengue, visando utilizar doses próximas ao vencimento.Municípios com alto estoque a expirar até 30 de abril podem estender a vacinação para indivíduos de 6 a 16 anos.

    Em caso de baixa adesão, as doses próximas ao vencimento podem ser aplicadas conforme a bula, para pessoas de 4 a 59 anos. O Ministério destaca que essa orientação é excepcional para otimizar o uso do imunizante e evitar desperdício.

    Porém, conforme a Secretaria de Estado da Saúde, não foram enviadas para Santa Catarina doses que têm vencimento em 30 de abril e, por isso, a vacinação não será ampliada nesse momento em mais faixas etárias.

    Publicidade

    Até o momento o estado recebeu duas remessas de doses da vacina contra a dengue do Ministério da Saúde. A primeira, de 29.100 doses, recebida em fevereiro e encaminhada para as regiões de Joinville e Jaraguá do Sul, tem vencimento em junho de 2024 e a segunda, de 21.655 doses recebida no início do mês de abril e encaminhada para os municípios da Grande Florianópolis, tem vencimento em janeiro de 2025.

    Na região da capital apenas 36% do lote foi utilizado, enquanto no norte do estado o estoque já foi 74% aplicado. Prefeitura pedem que a população compareça nos postos de saúde para a vacinação na faixa etária de 10 a 14 anos.

    Publicidade
    COMPARTILHAR