“Essa obra, se eu não fizesse mais nada, para mim essa obra vale uma gestão”, declarou, emocionado, o prefeito Orvino ao entregar um dos raros projetos de habitação em Santa Catarina, com apartamentos novos doados para pessoas de baixa renda.
O ato simbólico de entrega do Condomínio Residencial Vista Bela, em São José, ocorreu na tarde desta terça-feira (19/3), aniversário municipal. O grande presente foi para as 96 famílias que ganharam as unidades.
A construção foi iniciada em 2008 e posteriormente ficou estagnada por pouco mais de 12 anos. Voltou a ser trabalhada em 2021, com aporte do município para não perder a estrutura já que tinha sido feita até então. Ao total foram investidos R$ 9 milhões pela prefeitura, e R$ 12 milhões pelo governo federal.
O local vai abrigar em maioria famílias transferidas do loteamento Benjamin, na margem do Rio Forquilhas, e por onde passará uma das pistas da Avenida Beira-Rio. Com o condomínio, dois problemas são resolvidos: o de moradia digna para as famílias e a resolução da área para passagem da avenida.
“A gente está tirando vocês de um local para colocar num local melhor. É um dia feliz, de todos os dias que eu estive com o Michel à frente da prefeitura, hoje é o dia mais feliz. Eu estou chorando de alegria, de satisfação, de sensação do dever cumprido”, discursou o prefeito às famílias no ato simbólico de entrega. “O prefeito tomou a decisão pela inércia do governo federal e pelo abandono de colocar os recursos municipais e retomar essa obra com o caixa da prefeitura, com o dinheiro de todos nós contribuintes, para que nós pudesse estar aqui nessa tarde hoje”, complementou o vice-prefeito, Michel Schlemper.
O condomínio será finalizado no próximo mês e dentro de 30 dias as famílias devem começar a se mudar.
O restante das famílias ainda ganhará mais casas em novo projeto habitacional com 200 unidades, em terreno em Forquilhinhas, fazendo com que São José aja de forma praticamente inédita nas últimas décadas, no contexto de trabalhos municipais, para fornecer moradia popular a quem não pode adquirir.
Por Lucas Cervenka – reportagem@correiosc.com.br
Acompanhe mais notícias de São José em nossos canais