A economia de Santa Catarina em 2023 cresceu 3,7%, uma alta que mais uma vez superou o crescimento do país, de 2,9%. Com isso, o produto interno bruto catarinense atingiu R$ 505,3 bilhões. Houve uma aceleração do crescimento quando comparado com o ano de 2022.
O setor de serviços foi a principal força da economia catarinense, com crescimento de 4,7%. Nesse setor os destaques foram em transportes, comércio, alojamento e alimentação e dos demais serviços prestados a famílias. O turismo foi um tipo de serviço que também ganhou força em Santa Catarina, com um crescimento de 6,7% no ano passado.
A agropecuária também representou outra vertente de fortalecimento da economia, com alta de 12,7%, nesse caso influenciada principalmente pela agricultura, que cresceu 20%, apesar dos impactos das chuvas.
A indústria de transformação, no entanto, fechou 2023 no negativo pelo segundo ano consecutivo, quando retraiu 1,4%. Retração essa muito influenciada pelas elevadas taxas de juros praticadas no Brasil e no mundo, que retraíram a demanda interna e o comércio mundial, entre outros fatores.