Passagem de ciclone provoca chuvas esparsas em SC

    Esta semana, a previsão do tempo para Santa Catarina é influenciada pela presença do Ciclone (Tempestade Tropical Akará). Na segunda-feira (19), o ciclone permanecerá em alto mar, entre Santa Catarina e o Rio Grande do Sul, mantendo o fluxo de umidade do mar para o continente. Isso resultará em chuvas esparsas no litoral, intercaladas com períodos de melhoria. Uma área de baixa pressão no Paraguai e o aquecimento diurno podem causar temporais isolados, principalmente no Grande Oeste, com risco baixo a moderado de destelhamentos e alagamentos pontuais. Os ventos serão fracos, sem direção predominante, e as ondas atingirão alturas entre 1,5 e 2,0 m do quadrante leste. As temperaturas variarão de 12/13°C na Serra a 30/32°C no Extremo Oeste.

    Na terça-feira (20), o ciclone continuará ao sul, em alto mar, resultando em maior nebulosidade no início do dia. Chuvas fracas darão lugar a aberturas de sol, mas há chance de temporais isolados, principalmente no Oeste. Ventos de sudeste/leste com rajadas de até 50 km/h nas áreas costeiras. O mar permanecerá agitado. As temperaturas mínimas variarão de 10°C na Serra a 21°C em outras áreas, enquanto as máximas atingirão de 24°C a 32°C.

    Na quarta-feira (21), o ciclone perderá intensidade, mantendo-se em alto mar. O litoral e o Vale do Itajaí terão chuvas fracas, enquanto o restante do estado terá tempo firme. Não há risco meteorológico. Os ventos serão fracos e variáveis. As temperaturas variarão de 8°C a 31°C, com agitação marítima em alto mar e ondas de 1,0 a 1,7 m nas áreas costeiras.

    Publicidade

    A tendência para os próximos dias indica a dissipação gradual do sistema, mas o fluxo de umidade do mar poderá causar temporais isolados, especialmente do Meio-Oeste ao litoral, exigindo monitoramento constante das atualizações meteorológicas.

    Publicidade
    COMPARTILHAR