Após 15 anos sem certames, a Assembleia Legislativa de Santa Catarina reabriu o concurso público para cargos efetivos. Conforme o edital, são menos de 30 vagas, da mesma maneira que fora previsto no edital do ano passado, cancelado.
Atualmente a Alesc tem mais de 1,2 mil cargos comissionados, com nomeações políticas escolhidas pelos deputados eleitos. Conforme dados do portal de transparência, são 1.070 cargos comissionados, além de 27 adicionais à disposição e mais 104 na Casa Militar. Servidores efetivos são apenas 232.
Muitos dos cargos comissionados recebem altos salários – como, por exemplo, as lideranças de partidos – que ganham do erário catarinense entre R$ 4 mil e 18 mil para articulações políticas. Há 99 pessoas empregadas com esse vínculo no Legislativo catarinense.
Concurseiros reclamam que o novo edital para cargos efetivos na Alesc contempla poucos cargos (29 para analistas) e pequeno cadastro de reserva, cerca de três vezes a quantidade de vagas, e que a decisão de priorizar comissionados é política.
As inscrições para o concurso da Alesc, organizado pela FGV, ocorrem de 8 de fevereiro a 20 de março de 2024, com taxa de R$ 180 e possibilidade de isenção até 15 de fevereiro. As provas objetiva e discursiva serão em Florianópolis no Dia das Mães (12 de maio de 2024), das 13h às 18h30.