A Prefeitura de Florianópolis divulgou nesta terça-feira (30/1) as diretrizes do plano de segurança pública para o Carnaval 2024. Na área central, as festividades serão encerradas às 2h com a dispersão das pessoas feita pela Polícia Militar. Nesse horário, bares deverão ser fechados, ambulantes não terão mais permissão para o comércio e aparelhos de som deverão ser desligados.
A medida também foi adotada em 2023, com polêmica: parte da população que não quer limitação de horários para as festas no Centro e, em oposição, moradores do bairro preferem menos incômodo e o direito ao silêncio.
Depois das 2h, a Comcap vai inicar a limpeza e lavação das ruas como parte das medidas de controle e organização dos eventos, deixando a cidade pronta para novos blocos e festas no dia seguinte – ou mesmo para a circulação normal de pessoas no Centro.
+ Confira a programação do Carnaval 2023 em Florianópolis
Segurança
Na área central, que inclui o Largo da Alfândega, Centro Leste e parte da Avenida Hercílio Luz, será estabelecida uma grande arena cercada com controle de acesso para impedir a entrada de objetos proibidos, como garrafas de vidro e armas.
No sábado (10/2), durante o Bloco de Sujos, o maior da cidade, aproximadamente 400 agentes de segurança, incluindo Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Civil, fiscais municipais e seguranças privados, serão mobilizados. Uma sala de operações integrada será montada na sede do 4⁰ Batalhão de Polícia Militar, permitindo o compartilhamento de imagens das câmeras.
O espaço “Carnaval sem Preconceitos”, destinado ao acolhimento de denúncias de violência, atenderá os foliões de Florianópolis durante o sábado de Carnaval (10/2), no Bloco dos Sujos e na Passarela Nego Quirido.
Outra ação será a identificação de crianças durante os eventos. A Guarda Municipal e a Polícia Militar distribuirão pulseiras para prevenir desaparecimentos.
+ Acompanhe mais notícias de Florianópolis pelo canal do Whatsapp