Foi aberta neste sábado (23/3), aniversário de 346 anos de Florianópolis, “a maior obra de infraestrutura em execução na cidade desde 2015”, às 6h. O prefeito, Gean Loureiro, optou por abrir a passagem sem ato de inauguração, para não prejudicar o fluxo no local.
Com a liberação, o trânsito na pista dupla da SC-405 sentido Campeche-Centro passa sobre os 225 metros do elevado. A estrutura fica no entroncamento da SC-405 com a SC-406, no Sul da Ilha.
No mais, os motoristas continuarão indo do Centro em direção ao Campeche pela SC-405, em pista única, e na direção Centro-Lagoa da Conceição-Centro pela SC-406, em pista única para cada um dos sentidos, passando embaixo do Elevado.
Já quem precisar se deslocar da Lagoa da Conceição para o Campeche deverá transitar pela SC-406, em pista única, e quem necessitar fazer o percurso contrário, ou seja, do Campeche para a Lagoa da Conceição, terá que circular pela SC-405, igualmente em pista única.
Apesar da liberação do trânsito, a obra ainda não está completa. Faltam as calçadas e ciclovias no entorno, que devem ficar prontas em dois meses, estima a prefeitura.
Até o momento, foram investidos quase R$ 29 milhões, sendo cerca de 70% recursos próprios do município e os outros 30% provenientes do governo do Estado. Do montante, R$ 15.718.159,85 correspondem aos gastos com 34 desapropriações.