O verão 2023/24, que começou nesta sexta-feira (22/12), promete ser mais quente do que o normal em todo o país. De acordo com as previsões climáticas divulgadas pela Epagri/Ciram e Defesa Civil para o próximo trimestre (dezembro, janeiro e fevereiro), a temperatura no estado deve ficar acima da média climatológica.
Diversas ondas de calor são esperadas no verão por causa do el niño forte, elevando os termômetros por mais tempo a patamares maiores e provocando chuvas um pouco abaixo da média.
“Especialmente nos meses de janeiro e fevereiro, as massas de ar quente devem atuar com maior frequência e duração sobre o estado. Isso resulta em dias consecutivos de temperatura alta, inclusive no período noturno”, informa a meteorologista Gilsânia Cruz, do Ciram.
Ondas de calor também são esperadas para a estação. Com isso, a sensação térmica será elevada já durante as manhãs. As massas de ar quente, segundo as previsões, terão duração de vários dias e serão mais frequentes, geralmente associadas a baixos valores de umidade relativa do ar.
Especialmente nos meses janeiro e fevereiro massas de ar quente devem atuar com maior frequência e duração, com dias consecutivos de temperatura alta, inclusive no período noturno, isso porque o El Niño terá sua atuação mais forte no período, atingindo pico máximo.
Essa condição mantém o risco de eventos extremos, com chuva forte e totais elevados em curto intervalo de tempo, temporais com raios, granizo e ventania. Porém, conforme o prognóstico, a quantidade de precipitações em Santa Catarina tendem a ficar dentro a abaixo do normal.