A Prefeitura de São José anunciou uma ampliação nos horários de atendimento das Unidades Básicas de Saúde (UBS) a partir de janeiro de 2024, estendendo o funcionamento até às 22h. A medida, segundo a administração, visa atender às crescentes demandas da população por flexibilidade nos horários de consultas e atendimentos em geral. Serão escolhidos 10 postos de saúde que apresentam maior demanda no município.
Além de consultas médicas, a ampliação abrange serviços como vacinação, atendimento odontológico e coleta de exames laboratoriais durante o novo período de funcionamento. O intuito é não apenas melhorar a acessibilidade aos cuidados de saúde, mas também aliviar a pressão sobre os serviços de emergência nos hospitais, direcionando casos menos urgentes para as unidades de saúde locais.
A iniciativa será implementada por meio da terceirização das equipes, com a contratação de uma Organização Social – empresas terceirizadas que são contratadas para atuação no SUS.
O prefeito destaca a importância dessa medida, enfatizando o compromisso em tornar o sistema de saúde mais acessível, considerando as demandas da comunidade. “Estamos trabalhando para tornar o sistema de saúde mais eficiente e prático, e a extensão dos horários é um passo significativo nesse sentido”, diz Orvino Coelho de Ávila.